Dirigentes do SINTESPEM e da FETRACSE participaram neste 1º de novembro, de Assembleia com os professores na cidade de Gonçalves Dias, a assembleia foi específica para tratar sobre os recursos dos precatórios do FUNDEF da cidade, recursos que se encontram bloqueados em conta judicial federal. Estiveram presentes na assembleia cerca de 80% dos professores da rede municipal, demonstrando força e luta pelos seus direitos. Na reunião estavam presentes também o 2º vice-presidente do SINTEPEM Relves Marques e demais diretores locais, o Secretário Geral – Ivaldo Lopes Passos, o presidente da FETRACSE – Gelilson Gonçalves e o advogado Dr. Mendes.
Dr. Mendes explicou que o sindicato precisa se habilitar no processo em defesa dos professores quanto ao recurso em questão pois só existem duas formas dos professores de Gonçalves Dias e demais municípios que estão com o precatório na conta judicial receberem o recurso: a primeira é a via administrativa onde os prefeitos devem assinar acordo extrajudicial com os sindicatos que representam os professores homologando os mesmos na justiça, comprometendo-se que repassarão a parte devida aos professores, A segunda é a via judicial, onde os sindicatos deverão se habilitar nos processos para peticionar seus direitos nos processos precatórios.
Durante a assembleia, professores se pronunciaram reforçando a unidade e a luta para receberem sua parte de acordo com a lei e deram prozo até o dia de hoje 03 (três ) de novembro para que a gestão municipal se pronuncie sobre um possível acordo extrajudicial. O 2º Vice-presidente do SINTESPEM de G. Dias, Relves Marques, informou que houve uma reunião com o prefeito hoje 03/11 e o mesmo indagou que “continua com o mesmo pensamento de garantir o direito dos professores, MAS QUE NÃO ASSINARÁ ACORDO EXTRAJUDICIAL antes dos recursos estarem em conta do município”. (Isso é no mínimo estranho).
Pelo visto, os professores tomaram uma decisão acertada, procurar a gestão sobre o acordo extrajudicial e em caso de negativa, que a entidade sindical que os representa – entre com ações na busca de garantir seus diretos. (Os servidores públicos e a cidade de Gonçalves Dias já é escaldada de boas intenções sem efetividade”. Vamos à Luta!