PREFEITO DE SÃO MATEUS – IVO RESENTE QUE PRESIDE A FAMEM NÃO SENTA COM SERVIDORES E FECHA A PREFEITURA EM DIA DE MANIFESTAÇÃO

O prefeito de São Mateus e presidente da FAMEM – Ivo Resende, não senta com a categoria dos servidores públicos, não responde aos requerimentos e ofícios enviados pelo Sindicato dos Servidores Públicos e segundo o presidente da SINDSEMA – Martins, o gestor não repassou adequadamente as sobras dos 70% dos recursos do FUNDEB 2023 aos professores e demais profissionais da educação a que fazem jus.

 

Manifestação pelas ruas de São Mateus do Maranhão nesta quarta-feira dia 24/0, servidores públicos municipais da educação reivindicaram da gestão municipal o rateio das sobras do FUNDEB de 2023. Em análise das receitas e despesas feitas pelo SINDSEMA o município deixou de aplicar cerca de 1,9 milhões de reais na folha 70%, sendo que já foi repassado abono aos profissionais de cerca de 842.500,00. Ainda tem mais de 1 milhão para ser rateado entre estes profissionais.

A gestão municipal se silencia diante da reivindicação do sindicato, restando aos servidores realizarem manifestação pública, considerando não haver nenhuma informação ou prestações de contas de forma transparente ao Conselho Municipal CACS/FUNDEB – que poderia publicar fielmente a aplicação dos recursos e investimentos dos 30% e dos 70% do FUNDEB de São Mateus.

Na prefeitura municipal ponto de chegada da manifestação o portão foi trancado em pleno dia e horário de funcionamento. O movimento vai continuar a menos que a administração receba a entidade sindical e comissão de servidores para discutir a situação e encaminhar solução da questão.

O ato teve apoio da FETRACSE que participou do movimento através de seu presidente e vice.

Valmir Carlos/ Gelilson Gonçalves com informações do SINDSEMA.