Os trabalhadores da Enfermagem se uniram às entidades sindicais na manifestação nacional realizada dia 28/06 em defesa do piso salarial nacional da enfermagem.
Presidente Dutra sediou o movimento regional organizado pela FETRACSE que contou com a presença das entidades sindicais: SINTESPEM (Presidente Dutra, São Domingos do Maranhão, Santa Filomena, Gonçalves Dias, São José dos Basílios, Governador Luiz Rocha e Graça Aranha), SINSERPDOM (Dom Pedro, Joselandia e Santo Antônio dos Lopes), SINTRASF (Fortuna), SINDSERT (Tuntum) e SINTESPGEB (Gov. Eugênio Barros).
A manifestação foi iniciada em frente ao hospital macrorregional de urgência e emergência de Presidente Dutra (Socorrão) saindo para a policlínica e finalizando em frente ao hospital municipal Dr. Adrian Berrosp Trinidad.
Dirigentes sindicais e profissionais da enfermagem usaram a fala somando forças se dirigindo neste momento ao STF que julgue favoravelmente ao piso da enfermagem que merece o reconhecimento e valorização. Defendem também o piso nacional para que haja isonomia no país aos profissionais que atuam em qualquer canto do Brasil.
A partir do dia 29/06, muitos estabelecimentos de saúde em todo o país entraram de greve até que o imbróglio seja resolvido.
Os organizadores avaliaram como positivo o movimento realizado onde a participação dos trabalhadores de folga dos plantões e os plantonistas dos estabelecimentos citados puderam acompanhar e prestigiar o movimento.