SINDSERT TUNTUM/APLICAÇÃO DO FUNDEB 70% REAJUSTES/CONCURSO E REIVINDICAÇÕES 2022

A direção do SINDSERT de Tuntum marcou Assembleia Geral Ordinária para o próximo dia 21 de janeiro, onde serão pautados dentre outros assuntos: apresentação da análise das aplicações dos recursos do FUNDEB 70% exercício 2021 e pauta de reivindicações 2022 com reajustes salarias para todas as categorias e outros itens de interesses dos servidores.

ENTENDA

Dia 22 de dezembro, diretores do sindicato, da FETRACSE, comissão de servidores, assessor jurídicos e técnicos da contabilidade do município, participaram de reunião com o Prefeito Municipal de Tuntum –  Fernando Pessoa, que após ampla argumentação das partes, comprometeu-se a dar acesso às folhas de pagamento do FUNDEB de janeiro a outubro de 2021 (já prontas) a uma comissão de servidores e diretores sindicais, além de entregar as folhas de pagamento de nov/dez do mesmo ano para analise depois de fechar o ano de 2021 (assim que estiverem prontas) com data devendo ser definida para essas últimas até dia 10 de janeiro. Todas a reunião foi pautada pela possibilidade de haver sobras das aplicações dos 70% mínimos obrigatórios com pessoal. o gestor deixou claro que havendo sobras cumprirá a lei dividirá em forma de abono aos professores, mas, sem pressão politica, disse ele.

O pagamento de abono vem ocorrendo em vários municípios brasileiros onde as gestões não aplicaram o mínimo de 70% obrigatórios.

Dia 29 de dezembro a comissão e os diretores sindicais do SINDSERT tiveram acesso às folhas de pagamento de janeiro a outubro de 2021 conforme acerto com o gestor, onde colheram dados, valores e informações importantes que podem colaborar com a política salarial e para o fundo da educação do município. De posse das informações, realizaram análise das aplicações do período e buscaram revisão junto aos diretores da FETRACSE, considerando a experiência que desenvolvem na análise de prestações de contas em vários municípios do estado.  Para completar a análise das aplicações dos 70%/2021, falta portanto a entidade ter acesso as folhas de pagamento dos (Nov/dez, folha do 13º salário 2021 e do mês de dezembro de 2020 que foi pago em janeiro de 2021) pela atual gestão. A gestão se prontificou a entregar acesso contábil ao que falta o mais breve possível, sendo que houve contratempo administrativo para o fornecimento, mas, que deverá ser entregue nos próximos dias.

Na manhã desta quarta-feira 12/01 – por solicitação da Secretária de Educação do município, houve reunião na sede do SINDSERT sobre o andamento do reajuste dos professores 2022 e o terço de férias, sendo    que o município vai fazer estudo de impacto do reajuste, incluindo os servidores do último concurso que serão chamados de acordo com o cronograma pactuado no TAC. Os sindicalistas se posicionaram sobre o reajuste de 33,23% da categoria que leva em conta as regras da lei federal do piso nacional da categoria para a sua composição. Sobre o pagamento do Terço Constitucional de férias aos professores, a secretária consultou o sindicato sobre o pagamento do terço de férias em cima de 45 dias e se seria melhor pagar em janeiro com salário base do ano anterior, ou se a categoria prefere aguardar e receber após reajustes salariais de 2022. Os diretores do SINDSERT, comissão e representante da FETRACSE indagaram que é uma decisão que cabe à categoria decidir em assembleia. Nessa mesma data foi realizada assembleia extraordinária virtual com a participação de sem associado e que deliberaram por unanimidade aguardar para receber após o reajuste 2022 e sobre a Assembleia Geral Ordinária para o dia 21 onde serão apresentadas as aplicações dos recursos do FUNDEB  2021 e serão aprovados itens da pauta de reivindicações 2022.