Na última terça-feira, dia 18 de junho o SINTESPGEB representado por sua presidente, Marineide Gomes acompanhada do presidente da FETRACSE, Gelilson Gonçalves estiveram na capital maranhense em reunião com a advogada Dra. Elda Gomes do escritório Gomes, Jorge e Frota advocacia e consultoria para tratar do assunto dos precatórios do FUNDEF de Gov. Eugênio Barros.
O sindicato foi em busca de esclarecimentos a respeito da tramitação da ação de cobrança que tramita da 20ª Vara Federal em Brasília na qual o município de Gov. Eugênio Barros pleiteia da União recursos oriundos das diferenças do FUNDEF a menor. A advogada explicou que o referido processo possui uma litispendência, ou seja, dois pedidos para o mesmo objeto. No caso, dois escritórios de advogados peticionaram em favor do município em questão. Segundo Dra. Elda o processo não avançou na tramitação devido a esse problema.
Para maiores esclarecimentos, solução de dúvidas e posterior deliberação dos associados do SINTESPGEB, ficou agendada uma assembleia do sindicato para o dia 16 de agosto pela manhã onde o sindicato fará a devida convocação. Nesta ocasião serão discutidos os pontos que geraram a pendência e possíveis soluções para que o processo tramite normalmente. Cumpre ressaltar que a cobrança contra a União cabe a municipalidade, mas o sindicato como interessado e defensor do direito dos professores está tratando de contribuir com os associados e a própria municipalidade em torno da questão, uma vez que, neste momento existem muitos questionamentos por parte dos professores.
Participaram da reunião alguns diretores do SINSERPDOM como o presidente Gessildo Leite e os diretores Vera Lúcia e Weliton Almeida que fizeram uma vista ao escritório para tratar das demandas dos precatórios da base desse sindicato.