O SINDSAAMA (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Alto Alegre do Maranhão) teve reunião nesta quarta-feira dia 9 de novembro com a prefeita municipal, Sra Nilsilene Santana Ribeiro Almeida, e sua equipe de governo que contou com o secretário de educação e o adjunto, o secretário de administração e finanças, procurador geral, contadores e responsável pelo setor de RH, além do ex-prefeito e esposo da prefeita, Dr. Liorne. A FETRACSE se fez presente com o presidente Gelilson Gonçalves e o secretário Geral, Gilvan Freire.
A pauta da reunião foi a equiparação salarial dos professores que exercem jornada de 25 horas semanais, mas o salário base está defasado não correspondendo a proporcionalidade do piso para essa jornada que é de R$ 2403,51 onde o município paga o piso de R$ 2.040,00 para essa jornada. Na discussão a gestão reconheceu o direito dos professores, porém pediu para formar um grupo de estudo entre membros do governo e do sindicato para estudar a questão da jornada mediante o edital do concurso, o PCCS da categoria e o impacto orçamentário. Durante um mês esse grupo se debruçará nas questões e discutirão os pontos até chegar numa proposta viável.
Vale ressaltar que desde o mês de maio deste ano o SINDSAAMA enviou ofício à gestão solicitando reunião para tratar do assunto. Depois enviou requerimentos individuais com planilhas cobrando retroativos dos últimos cinco anos para cada professor. Só agora foi possível a reunião que foi satisfatória para ambas as partes.
No dia 13 de dezembro haverá nova reunião entre as partes para a discussão final da proposta que será levada para a assembleia da categoria.