O SINTRASEMBAC teve sua primeira reunião com o prefeito Rigo Teles (PL) para tratar dos salários de dezembro de 2020 dos servidores da saúde e da administração. A reunião aconteceu no auditório do quartel da Polícia Militar contando com a presença do prefeito, secretária de saúde, contabilidade e alguns assessores. Pela parte dos servidores estavam a presidente do sindicato, Maria Mendes e o presidente da FETRACSE, Gelilson Gonçalves.
A equipe da prefeitura apresentou alguns slides demonstrando o valor total das folhas de pagamento do município de Barra do Corda, o saldo que ficou em conta e alguns pagamentos realizados pela gestão anterior até o dia 30/12/2020. O prefeito informou que já pagou todos os servidores da educação usando o saldo deixado em caixa mais os recursos do FUNDEB do dia 10 e 20 de janeiro. Mas justificou que não pagou os demais porque não ficou saldo nas contas da saúde e administração. Na oportunidade Rigo Teles assumiu publicamente que o débito das folhas de dezembro de 2020 é da prefeitura e que sua gestão assumiu a responsabilidade e pagará os servidores.
O presidente da Federação falou da luta na base e que esse problema de falta de pagamentos no final do ano afetou milhares de servidores municipais em todo o estado e que a orientação da instituição é procurar o diálogo com os gestores e negociar os débitos e buscar sempre o melhor caminho para a resolução de conflitos.
O gestor comunicou que vai pagar a folha de janeiro até o dia 29 de janeiro para amenizar a situação dos servidores, informou também que seu calendário de pagamento será pagar até o dia 5 de cada mês e não o 5º dia útil.
O presidente Gelilson Gonçalves articulou com o prefeito nova data para encontro que ficou agendada por sugestão do próprio prefeito para dia 5 de fevereiro sendo que essa data seria a princípio após o recadastramento que finda no dia 5 de fevereiro. Na nova reunião o gestor apresentará proposta de pagamento das folhas em débito.
Ao final da reunião os servidores ficaram confiantes que o resultado será satisfatório, uma vez que, o caminho para a boa negociação está sendo trilhado de forma correta pelas instituições sindicais.