A luta continua
Na noite de terça-feira, 15 de setembro, diretores sindicais do SINDSERT de Tuntum, da FETRACSE e uma comissão professores municipais, encontraram-se com o Senador Weverton Rocha (PDT/MA) e com o Dep. Federal Júnior Lourenço (PL/MA). Durante a conversa os servidores e sindicalistas solicitaram o empenho dos parlamentares na articulação para a derrubada do veto do Presidente da República que impede a subvinculação de 60% dos Precatórios do FUNDEF para professores. Importante ressaltar que o dispositivo vetado é emenda de autoria do Deputado federal Ferando Rodolfo (PL/PE), que busca garantir subvinculação dos 60% dos Precatórios do FUNDEF ao Magistério nos casos de acordo de credores para o pagamento de precatórios federais.
Entenda
O presidente da República vetou dispositivo do PL 1581/2020 que trata da subvinculação e pagamento de 60% dos Precatórios do FUNDEF para professores. Esse dispositivo está no mesmo Projeto de Lei que trata dos precatórios em geral e do perdão das dívidas das igrejas com a União. O Senador Weverton Rocha disse que já sabia que seria essa a pauta. Comprometeu-se em votar pela derrubada do veto e sabe que a Senadora Eliziane Gama também votará pela derrubada do veto. O Deputado Federal Júnior Lourenço também se comprometeu em votar na câmara pela derrubada do veto e de articular com outros deputados federais.
O SINDSERT e filiados articularam a conversa a partir da vinda dos parlamentares à cidade de Tuntum para a Convenção do pré-candidato a prefeito Fernando Pessoa. A conversa foi realizada após a convenção em local reservado.
Diretores da FETRACSE falaram que a luta pelos precatórios do FUNDEF está em duas frentes de luta, a jurídica e a política e que os mandatários podem contribuir muito com a derrubada do voto presidencial e garantindo o mínimo de 60% dos precatórios aos professores. As entidades chamam toda a categoria para a mobilização em favor da derrubada do veto e para cobrar dos parlamentares que garantam os direitos dos professores e da educação dos municípios. As entidades continuarão procurando apoio de deputados e senadores para garantirem os direitos dos professores.
SINDSERT de Tuntum – Aurileide, presidente da entidade.
FETRACSE – Gelilson Gonçalves, presidente e Valmir Carlos de Araújo, Sec. de Comunicação.