Nesta quarta (25) a FETRACSE se fez presente em São Luís-Ma numa manifestação com paralisação de advertência em favor da educação da capital maranhense. O ato foi organizado pelo Sindeducação com apoio da Força Sindical e FETRCASE em protesto contra a administração pública municipal do prefeito Edvaldo Holanda Júnior (PDT) que tem praticado uma política de desvalorização dos profissionais do magistério e precarização da educação.
No ato pacífico e ordeiro iniciado na Praça Maria Aragão e seguindo em caminhada rumo ao prédio da prefeitura municipal que no centro da cidade ao lado do Palácio dos Leões, professores e lideranças sindicais usaram da fala para repudiar a política de austeridade do prefeito municipal e pedir socorro à educação.
Veja os motivos do movimento:
- Reivindicação de melhores condições de trabalho aos professores;
- Reforma e estruturação das escolas que se encontram abandonadas pela gestão num total descaso (ventiladores deteriorados, falta água potável, iluminação precária, banheiros sem condições de uso, salas quente e sem ventilação, falta material pedagógico, quadras esportivas sucateadas);
- Negativa de reajuste aos professores pelo segundo ano consecutivo.
O prefeito da capital mostra-se totalmente insensível aos problemas da educação de São Luís e às demandas reivindicadas pelo Sindeducação, além de tentar boicotar as ações do sindicato.
A FETRACSE repudia a insensibilidade do prefeito e faz um apelo pelo diálogo para a resolução dos conflitos e problemas existentes, pois com entendimento e planejamento São Luís pode melhorar na educação e ser um exemplo aos demais municípios do interior e não motivo de vergonha.