A FETRACSE esteve em ato público na manhã desta quinta-feira 12/04 na cidade de São Mateus em apoio SINDSEMA – Sindicato do Servidores Públicos Municipais e aos seus professores filiados. Durante a grande manifestação pelas ruas da cidade os professores denunciaram:
1. As péssimas condições das estruturas físicas das escolas municipais que os manifestantes mostraram através de faixas com as fotos das estruturas das escolas;
2. A falta de materiais básicos como livros didáticos aos alunos, pinceis aos professores e até quadros para o desenvolvimento das atividades, onde alunos que estavam na manifestação confirmaram a ausência dos materiais básicos;
3. A falta de merenda escolar nas escolas municipais, também comprovada por alunos e professores presentes;
4. E cobraram o cumprimento da lei federal do Piso Nacional do Magistério quanto ao cumprimento legal da Jornada Extraclasse de no mínimo (1/3) e de interação com os alunos de no máximo 2/3 da carga horária, visto que o gestor insiste em impor carga horária diversa da prescrita em lei.
Durante a manifestação, professores, alunos, vereadores presentes e sindicalistas, fizeram uso da palavra esclarecendo à população a real situação da educação municipal e realizaram uma ocupação simbólica da Secretaria Municipal de Educação por cerca 10 minutos, como forma de demonstrar ao gestor e prefeito Miltinho Aragão, que a educação é pública e que os recursos devem ser corretamente aplicados, assim como o poder executivo deve cumprir fielmente as leis do país.
Em seguida os manifestantes se dirigiram à sede do Ministério Público Estadual, onde foi formada uma comissão envolvendo membros do SINDSEMA, FETRACSE, FORÇA SINDICAL e vereadores para solicitar que o representante do Ministério Público faça a intermediação de reunião entre a entidade sindical e a gestão no sentido de dirimir os itens da pauta de reivindicação cujo prefeito resiste em não sentar para resolver os impasses.
FETRACSE – AVANÇANDO E CONSOLIDANDO CONQUISTAS!