Os professores da rede municipal de Tuntum, sindicalizados ao SINDSERT, deram uma aula de cidadania nesta segunda-feira dia 12. Em protesto pacífico contra o aumento ilegal da Jornada de Trabalho, pela recusa da gestão em negociar com o sindicato, pelo pagamento do abono 2017, realização de concurso público, reforma e manutenção das escolas públicas e por melhores condições de trabalho os professores realizaram uma caminhada pelas ruas da cidade, mostraram cartazes com problemas a serem resolvidos com professores e na educação municipal, levantaram as bandeiras das entidades sindicais que fazem sua defesa.
Na praça central, manifestantes e dirigentes sindicais se revezaram em falas dirigidas à população de Tuntum, esclarecendo os motivos da paralisação e sobre a determinação dos professores em lutarem por seus direitos e pela aplicação legal da lei 11.738/2008 – que trata da Jornada de trabalho, da jornada do extraclasse e do piso salarial da categoria. A manifestação é uma preparação ao ato público regional que acontecerá em Tuntum dia 09 de abril, com caravanas de professores de várias cidades que irão a Tuntum em apoio aos professores municipais da cidade.
Caravana de professores de Tuntum apoiarão professores de Santa Filomena no dia 21 de março em protesto contra as mesmas medidas que estão sendo adotadas pelo prefeito daquela cidade. “Mexeu com direitos dos professores, mexeu com todos” disse professora durante o protesto.
O protesto de hoje teve a organização do SINDSERT por seus dirigentes e associados e o apoio da FETRACSE e da Força Sindical do Maranhão.
JUNTOS, SOMOS MAIS FORTES!