A FETRACSE com apoio da Força Sindical-MA e sob a organização do SINPROEM – Sindicato dos Professores de Coroatá Maranhão, realizaram, nesta terça-feira 30 de janeiro na Câmara Municipal de Vereadores de Coroatá, uma Audiência Pública sobre os precatórios do FUNDEF a menor. Na Audiência Pública municipal defendeu-se 100% dos recursos do FUNDEF para a educação, sendo 40% para manutenção e desenvolvimento da educação e 60% para valorização dos professores, conforme preceitua a lei do FUNDEF e do FUNDEB. Após ampla discussão e debates, foram colocadas as propostas de defesa dos recursos para Coroatá na aplicação 40%/60% em votação, tendo sido aprovada e devendo as entidades sindicais e professores lutarem pela garantia da aplicação dos recursos, que em Coroatá chega a 100 milhões de reais, que se bem aplicados podem mudar a história da educação municipal, bem como melhorar significativamente a vida econômica e social dos professores.
Participaram da audiência pública, professores da rede municipal, professores aposentados, outros sem vínculos atualmente com o município, mas que trabalharam entre 1998 – 2006 (período de vigência do FUNDEF e que tem direito a parte dos recursos dos precatórios). Participaram ainda os vereadores César Trovão, Josean Veras, Prof° Reginaldo (presidente do SINPROEM), Zé Branco, Júnior Buhatem e Marcos da Conceição, todos vereadores de Coroatá.
À FETRACSE, coube a realização das exposições técnicas sobre a temática, tendo como expositores, Gelilson Gonçalves – presidente da entidade, Gilvan Freire – vice-presidente da FETRACSE e da Força Sindical, está última representada pelo presidente Frazão Oliveria, que fez a conjuntura da situação atual para os trabalhadores no Brasil. Outra presença importante foi a do prof. Aldeglan Fernandes – Vereador de Presidente Dutra, que a muitos anos luta pela melhoria dos servidores públicos e que tem feito a defesa dos recursos do FUNDEF para a educação.
FETRACSE, AVANÇANDO E CONSOLIDANDO CONQUISTAS!