Nesta terça-feira (23) dirigentes da FETRACSE participaram da assembleia geral do SINDSERPM-CN em Capinzal do Norte-Ma. Em pauta os recursos do FUNDEB e dos royalties da produção de gás recebidos pelo município em 2017; imposto sindical 2018; risco de vida para os vigias e outros assuntos.
Quanto aos recursos do FUNDEB e recursos da exploração do gás Gilvan Freire, vice presidente da FETRACSE fala da possibilidade dos professores receberem um abono salarial considerando que a municipalidade fechou o ano sem dever nenhuma verba à classe e dos royalties existes uma parte que pertence à educação. Então o sindicato local irá cobrar o governo após a aprovação unânime da assembleia.
O presidente da FETRACSE, Gelilson Gonçalves, falou da importância do imposto sindical que não será mais obrigatório neste ano e que depende dos trabalhadores a autorização em assembleia sua aprovação. Depois de explicar que a entidade precisa investir mais na luta e em sua estrutura a assembleia aprova o desconto de uma diária de seus proventos no mês de março deste ano.
Para explicar sobre o direito dos vigias ao risco de vida foi convidado o assessor jurídico da FETRACSE, Dr. Dannilo Cosse que falou deste assunto e esclareceu dúvidas sobre outros assuntos de natureza jurídica.
Participou também da assembleia o diretor estadual da FETRACSE, José Neiva (Loló) que falou da importância da luta pela conquista de direitos das categorias dos vigias, AOSD e servidores da saúde.