Professores de capinzal do Norte aprovam luta pelo precatório do FUNDEF

Nesta terça, 31 de outubro, a FETRACSE esteve na cidade de Capinzal do Norte na assembleia de professores convocada pelo SINDSERPM-CN – Sindicato dos Servidores Municipais de Capinzal do Norte. A assembleia contou com a participação do presidente da Força Sindical/Ma, Frazão Oliveira, que falou sobre as reformas do governo federal e o impacto na vida do trabalhador.

O presidente da FETRACSE, Gelilson Gonçalves, explanou sobre os precatórios do FUNDEF – origem do precatório; trabalho da FETRACSE na defesa do recurso (60% valorização do magistério e 40% manutenção e desenvolvimento do ensino); quem tem direito a receber; vinculação do recurso e etc.  Disse que os professores, através do sindicato, terão que lutar no processo e fazer o trabalho político sindical para que se concretize a lei do FUNDEF/FUNDEB quando destina 60% para a valorização dos profissionais do magistério e 40% para manutenção e desenvolvimento da educação, pois a FETRACSE  e sindicatos filiados se respaldam nas normas infraconstitucionais para pleitear o recurso fazendo contraponto a defesa da FAMEM que pretende usar as verbas de forma diversa aplicando em qualquer área e também fazer contraponto no entendimento da rede de controle que recomenda o uso dos precatórios na educação mas, em nenhum momento cita o professor como parte nisso.

A assembleia resolve lutar pelos precatórios e aprova a contratação do escritório do Dr. Manoel Joaquim de Teresina para lutar pelos precatórios dos professores da rede municipal de Capinzal do Norte.